Indonésia, Brasil e Venezuela Lideram Aumento Global de Uso do Twitter

A Audiência Global do Twitter.com Dobra no Último Ano, Enquanto a Audiência Latino-americana Quadriplica

Reston, VA, 11 de agosto de 2010 – Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR), um líder em estatísticas do mundo virtual, hoje lançou um relatório sobre o crescimento mundial do Twitter.com. O estudo descobriu que em Junho, quase 93 milhões de usuários da Internet visitaram o Twitter.com, um aumento de 109 por cento em relação ao ano anterior, ao passo que a rede social alcançou ganhos expressivos por todas as regiões do globo. A Indonésia apresentou o maior crescimento, com 20.8% de usuários da Internet no país visitando o Twitter.com naquele mês, seguida do Brasil e Venezuela, com o crescimento na Venezuela parcialmente fomentado pelo fato do presidente venezuelano Hugo Chávez ter decidido juntar-se ao Twitter no final de abril.

“O twitter.com passou por uma explosão de tráfego global no ultimo ano, se estabelecendo como uma das redes sociais mais visitadas em cada uma das cinco regiões globais” – disse Graham Mudd, vice-presidente da Comscore, responsável por pesquisa e mídia. “Hoje quase três entre quarto usuários globais da Internet acessam sites de rede social todos os meses, tornando-a uma das atividades mais onipresentes na web. Ao passo que mais usuários ao redor do mundo se tornaram mais familiarizados e acostumados a se conectar e se expressar através do meio social, foi criado um ambiente em que novos meios como o Twitter podem emergir globalmente em um curto período de tempo.

Um Crescimento de Três Dígitos no Índice de Visitação Testemunhado na Maioria das Regiões Globais

Em Junho de 2010, aproximadamente 93 milhões de usuários únicos globais a partir de 15 anos de idade visitaram o Twitter.com de casa ou local de trabalho, um aumento de 109% em relação ao ano anterior. Isso exclui o uso de aplicativos associados ao Twitter, como o TweetDeck. Uma análise das cinco principais regiões globais revelou que a América Latina teve o maior crescimento de audiência, subindo 305%, a 15.4 milhões de usuários. A região da Ásia e Pacífico se classificou como a segunda região de crescimento mais rápido, subindo 243% para 25.1 milhões de visitantes. A África/Oriente Médio deu um salto de 142%, para 5 milhões de visitantes, enquanto a Europa teve um aumento de 106%, para 22.5 milhões de visitantes. A América do Norte, onde o Twitter alcançou um nível de maturidade mais alto que em outras regiões, viu um crescimento de 22%, para quase 25 milhões de visitantes em Junho.

Visitas ao Twitter.com por Regiões Globais
Junho de 2010 vs. Junho de 2009
Audiência Total, idade 15+ - Casa e Local de Trabalho*
Fonte: Comscore MMX

Visitantes Únicos (000)

Jun-09

Jun-10

% Mudança

Mundialmente

109

305

Ásia Pacífica

243

África/Oriente Médio

142

106

América do Norte

22

*Exclui visitas feitas de computadores públicos, como em Internet cafés, ou acesso por telefones celulares ou PDAs.

Indonésia, Brasil e Venezuela Possuem o Maior Índice de Penetração do Twitter no Mundo.

Dentre todos os 41 países individuais atualmente analisados pela Comscore, a Indonésia, com 20.8%, teve a maior proporção de sua audiência de Internet, que acessa de casa ou trabalho, visitando o Twitter.com. O Brasil ficou em segundo, com uma penetração de 20.5%, seguido pela Venezuela com 19.0%. Com o presidente venezuelano Hugo Chávez se juntando ao Twitter no fim de abril, a penetração do Twitter.com no país deu um salto de 4.8% em poucos meses. O Países Baixos (17.7%) e Japão (16.8%) completaram o top 5, enquanto países na América Latina e Ásia Pacífica representaram muitos dos mercados expressivos remanescentes, incluindo as Filipinas (14.8%), México (13.4%) e Singapura (13.3%)

20 Principais Mercados por Penetração do Twitter

7.7

Nova Zelândia

7.5

*Exclui visitas feitas de computadores públicos, como Internet Cafés, ou acesso por telefone celular ou PDA’s.

Smartphones Promovem a Adoção do Twitter en Celulares nos E.U.A e Europa.

Uma análise do uso do Twitter via celular para os seis mercados de celulares atualmente analisados pela Comscore (E.U.A, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Itália) revelaram que o Twitter está ganhando adoção entre os usuários de smartphones. Nos E.U.A., 8.3% dos usuários do smartphone (4.2 milhões de pessoas) acessaram o Twitter em um mês através do buscador em seus telefones celulares, ultrapassando cada um dos mercados europeus. Na Europa, 2.8% dos usuários do smartphone em geral acessaram o Twitter.com (1.7 milhões de usuários), com o Reino Unido apresentando a maior penetração na região com 5.8%, seguido da Alemanha com 3.1% e França com 2.1%.

Penetração do Twitter entre Celulares Usuários de Smartphone*
Média de 3 meses, até Junho de 2010
Total Audiência, idade 13+
Fonte: Comscore MobiLens

Audiência do Twitter (000)

% Alcance de Usuários de Smartphone

Estados Unidos

8.3

2.8

Reino Unido

793

5.8

Alemanha

322

3.1

França

173

2.1

Espanha

165

1.5

Itália

227

1.4

*Inclui apenas acesso por celular ao Twitter, e não inclui outros aplicativos associados ao Twitter.

“Para aplicativos como o Twitter, que funcionam como um meio de transmissão instantânea, o aparelho móvel se mostra a plataforma ideal para divulgar conteúdo a qualquer hora e em qualquer lugar,” adicionou o Sr. Mudd. “As características avançadas de navegação na web dos smartphones possibilitam esse comportamento, fazendo com que esse processo se acelere à medida que esses aparelhos ganham adoção contínua. Ainda que o uso de Internet em computadores ainda seja predominante, o acesso à web por celular está crescendo em escala global, colocando aplicativos como o Twitter na linha de frente dessa mudança de paradigma.”

A Comscore esta apoiando o evento especial do IAB Brasil nesta quinta-feira dia 12 de agosto; ‘15 anos de Internet, não da para viver sem’.

Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR) é um líder global em estatísticas do mundo digital e a fonte preferida de inteligência de mercados digitais. Para informações adicionais, favor visitar www.comscore.com/companyinfo.

Contact:
Sarah Radwanick