Google domina o cenário da Internet na Índia e no Brasil

O Google Sites representa quase 30 por cento de todo o tempo gasto on-line nestes dois mercados, Três vezes mais do que a média

RESTON, VA, 14 de setembro de 2009 – Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR), um líder na medição do mundo digital de hoje publicou um estudo focado no relativo domínio do Google nos dois mercados emergentes de Internet da Índia e do Brasil. Como histórico, o Google Sites foi classificado como a propriedade da Internet mais visitada globalmente com 854 milhões de visitantes à partir de 15 anos de idade em julho, um aumento de 18 por cento durante o ano passado. Quase 75 por cento de todos os usuários globais de Internet visitaram as propriedades dos Sites Google, que representaram 9.4 por cento de todo o tempo gasto on-line. Aproximadamente um minuto de cada dez que uma pessoa está on-line ao redor do mundo é passado em um site Google.

O uso do Google tem maior prevalência em certos mercados globais do que em outros. Dois mercados em particular se destacam do resto em termos de sua dependência do Google: Brasil e Índia. Em julho, 29.8 por cento do tempo total gasto on-line no Brasil foi gasto no Google Sites , com a Índia foi só um pouco mais abaixo a 28.9 por cento. O seguinte mercado global mais alto foi a Irlanda com 15.9 por cento.

Principais dez mercados globais da Internet por fatia do tempo gasto no Google Sites
Julho 2009

12.1%

Dinamarca

12.1%

“É interessante que a dinâmica do uso do Google seja tão similar no Brasil e na Índia, dado que os dois mercados estão em lados opostos do mundo e são culturalmente bastante diferentes um do outro,” disse Alex Banks, Diretor Administrativo da Comscore na América Latina. “Como se vê, há similaridades interessantes entre o Brasil e a Índia como mercados emergentes da Internet. A prevalência do Google nestes mercados pode talvez ser melhor explicada pelo fato de que quando estes mercados realmente começaram a se desenvolver e florescer foi na mesma época em que o Google estava tornando-se um grande jogador no cenário das buscas. Como resultado, o Google tornou-se a marca dominante da Internet nestes mercados e seu sucesso parece ter se expandido de buscas a outras áreas da rede como redes sociais.”

Domínio do Google no Brasil e na Índia

A marca Google se estendeu com sucesso através da maioria de categorias em que participa no Brasil e na Índia. Em algumas categorias, o Google é o único jogador de importância, dominando fatias de mercado consideravelmente altas. Por exemplo, no Brasil, o Google Sites representa 89.5 por cento de todas as buscas conduzidas, enquanto que o Google Orkut tem uma posição dominante em redes sociais (96.0 por cento de tempo gasto), assim como o Google Maps na categoria de mapas (70.9 por cento de tempo gasto) e o YouTube, propriedade do Google, na categoria multimídia (91.6 por cento).

Na Índia, o Google Sites representara 88.4 por cento de todas as buscas conduzidas, e tinham importante fatia do tempo gasto em redes socias com Orkut (68.2 por cento), mapas com Google Maps (63.9 por cento), multimídia com YouTube (82.8 por cento). Também dominou um pouco menos da metade de todo o tempo gasto na categoria blogs com Blogger (47.6 por cento) e email com Gmail (46.8 por cento).

Sites propriedade do Google através de categorias de site selecionadas no Brasil e na Índia
Julho 2009
Total do Brasil e Índia, Maiores de 15 anos, Casa e Trabalho
Fonte: Comscore World Metrix e Comscore qSearch

Categoria de site

Google Site

Classificação da categoria por visitantes únicos

Fatia do Google de tempo gasto na categoria

Busca*

82.8%

Gmail

46.8%

*Fatia do mercado da categoria Busca baseada em fatia de buscas conduzidas, não em fatia de tempo gasto como em outras categorias

Sobre a Comscore
Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR) é líder mundial na medição do mundo digital e fonte preferida de inteligência digital para marketing. Para mais informações, visite o site www.comscore.com/companyinfo.

Bill Daddi
Daddi Brand Communications