Na América Latina, Roupas & Acessórios e Produtos de Computação Configuram como as Principais Categorias Entre os Consumidores Online

Comscore Lança um Estudo sobre E-commerce na América Latina em 2012, Revelando Insights Importantes sobre o Consumidor Online Atual

Santiago, Chile, 10 de Setembro, 2012 - Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR), líder em medições do mundo digital, hoje lançou seu Estudo sobre E-commerce na América Latina em 2012. O estudo, que contou com 1.100 participantes na América Latina, observou a atividade de compras online no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela, assim como o comportamento online relativo a viagens e a atividade móvel. O estudo descobriu que os consumidores eram mais propícios a iniciar o processo de compra diretamente no site de e-commerce ou através da busca de uma palavra-chave. Roupas & Acessórios se posicionaram como as categorias mais populares, com 43% de consumidores online latino-americanos comprando esses itens online nos últimos três meses.

Para saber mais sobre esse estudo e sobre como obter os resultados completos, favor contatar seu representante na Comscore ou enviar um e-mail a learnmore@comscore.com

O Conhecimento e Fidelidade à Marca são Essenciais para Impulsionar as Compras Online

Uma análise de como os latino-americanos começam sua experiência de compra online descubriu que quase 7 entre 10 consumidores navegam diretamente no site de e-commerce, ressaltando a importância do reconhecimento da marca e lealdade aos vendedores da região. Mais da metade dos consumidores online (56%) disse que tipicamente inicia o processo de compra através da busca de uma palavra-chave, enquanto 36% inicia a sua compra através de um anúncio online.

Pergunta: Como você geralmente inicia seu processo de compra online? Selecione todas as alternativas que correspondam. (Entre consumidores online)
N = 1,098
5 de julho, 2012 – 12 de julho, 2012
Fonte: Estudo da Comscore sobre E-commerce na América Latina em 2012

Porcentagem de consumidores online na América Latina

Vão direto ao site

68%

Pesquisam uma palavra-chave em um site de busca

56%

Através de um anúncio online

36%

Referências de amigos/colegas/parentes

29%

Rede social

Comparador de Preços

Leilões online

Através de anúncios offline

25%

Através de cupons ou promoções

21%

Insights específicos de marketing revelaram que consumidores online no Brasil tiveram uma maior tendência por começar suas compras através de sites comparadores de preços e anúncios online, em comparação com o resto da região, enquanto os peruanos foram mais propícios a usar redes sociais e anúncios offline para iniciar esse processo.

Roupas & Acessórios e Produtos de Informática se Posicionam como as Principais Categorias de Compras

Entre os consumidores online na América Latina, 43% dos participantes indicaram que haviam comprado roupas ou acessórios online nos últimos três meses, posicionando a categoria como a principal no varejo online. Produtos de informática ficaram em segundo lugar, com 41% dos consumidores online comprando esses itens online, enquanto 36% dos consumidores compraram música, filmes ou vídeos. Os aplicativos ficaram em quarto lugar entre as categorias populares de compra (35%), enquanto 1 de cada 3 consumidores comprou hardware de computador online.

Pergunta: Nos últimos três meses, que itens você comprou online? Selecione todos os que se apliquem. (Entre consumidores online)
N = 1,098

24%

Esporte & fitness

15%

Outros achados-chave do Estudo da Comscore sobre E-commerce na América Latina em 2012 incluem:

• Os sites de e-commerce locais são preferidos na Argentina, Brasil e Chile, enquanto os consumidores no México e Venezuela são mais propícios a preferir sites internacionais.
  • Consumidores online na Argentina são os mais participativos na região, com quase metade dos argentinos realizando atividades associadas a compras online quase diariamente.
  • Os gastos online foram maiores entre os participantes do Brasil e da Venezuela.
  • A conveniência se posicionou como principal motivo pelo qual os consumidores escolhem comprar online na América Latina, enquanto as preocupações com privacidade foram a principal barreira para as compras online.
  • Entre os consumidores online na América Latina, 8 de 10 buscaram na internet por pelo menos um produto relacionado a viagens nos últimos três meses.

Metodologia do Estudo
Uma amostra de 1.098 consumidores online participou da pesquisa que foi realizada online de 5 a 12 de julho de 2012. A enquete foi conduzida em sete países na América Latina, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela, e as perguntas foram apresentadas em espanhol e português.

Para saber mais sobre este estudo e sobre como obter os resultados completos, favor entrar em contato com seu representante na Comscore ou enviar um e-mail a learnmore@comscore.com

Sobre a Comscore
Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR) é líder mundial em medições do mundo digital e fonte preferida de análises de negócio digital. Para maiores informações, favor visitar www.comscore.com/companyinfo.

Contact:
Ana Laura Zain