Tablets Respondem por Quase 40% do Tráfego Não Originado em Computadores no Brasil e na Colômbia

Celulares São Responsáveis por Maior Parte do Tráfego Não Originado em Computadores no Chile e na Argentina

Comscore Divulga Novo Estudo Sobre o Uso de Dispositivos Conectados à Web na América Latina

Santiago, Chile, 22 de Dezembro, 2011 – Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR), líder em medições do mundo digital, divulgou hoje o mais recente estudo do Comscore Device Essentials sobre o uso de dispositivos conectados à web na América Latina. Os resultados mostram que em média 2,6% de todo o tráfego na web nos dez mercados latino-americanos pesquisados foi originado em dispositivos que não são computadores (incluindo celulares, tablets, e outros dispositivos com conexão à internet). Do tráfego não originado em computadores, o maior uso de tablets foi registrado no Brasil, 39,9%, enquanto o maior uso de telefones celulares, 78,8%, foi observado no Chile.

“O consumo de conteúdo digital está se expandindo rapidamente para múltiplos dispositivos conforme um maior número de pessoas na América Latina passa a se conectar à web via smartphones e tablets”, diz Alejandro Fosk, vice-presidente sênior da Comscore América Latina. “Entender como essas múltiplas plataformas influenciam os hábitos de consumo de conteúdo digital deve ser prioridade para publicitários, anunciantes e editores no planejamento para 2012, porque as novas realidades do mundo digital multiplataforma vão se tornar cada vez mais desnorteantes com o tempo”.

Tráfego Digital Originado em Dispositivos é Maior em Porto Rico, Costa Rica e Chile

A análise da atual distribuição do tráfego na internet (definido como número de páginas visualizadas no navegador) por dispositivo mostra que os computadores tradicionais ainda são responsáveis pela grande maioria do tráfego nos mercados estudados, apesar de o tráfego não originado em computadores ter aumentado continuamente no último ano. Entre os mercados incluídos na pesquisa, Porto Rico teve a maior porcentagem de tráfego não originado em computador em outubro de 2011: 5,9%.Em seguida, a Costa Rica, com 3,7%, e o Chile, com 3,1%.

Tráfego Não Originado em Computadores (Celular, Tablet e Outros)
Fonte: Comscore Device Essentials

% do Tráfego Não Originado em Computadores (Celular, Tablet e Outros)

5,9%

3,7%

3,1%

2,9%

2,0%

1,9%

1,7%

1,6%

1,5%

1,3%

Participação dos Tablets no Tráfego Não Originado em Computadores é Maior no Brasil

Analisando exclusivamente o tráfego não originado em computadores, cada mercado latino-americano exibe diferentes proporções de uso de celulares, tablets e outros dispositivos conectados à web. No Chile, os celulares são responsáveis por 78,8% do tráfego digital não originado em computadores, a maior porcentagem de tráfego originado em celulares entre os mercados estudados. A Argentina vem em seguida, com os celulares respondendo por 77% do tráfego não originado em computadores em outubro.

O Brasil apresentou a maior porcentagem de tablets no total do tráfego não originado em computadores, com 39,9% das páginas visualizadas em dispositivos conectados. Na Colômbia, os tablets são responsáveis por 38,9%, e em Porto Rico, 34,6% de todo o tráfego não originado em computadores.

Tráfego Não Originado em Computadores por Dispositivo

31,4%

10,8%

Apple É Líder no Mercado em Tráfego Não Originado em Computadores

Quanto a sistemas operacionais utilizados em dispositivos conectados, o iOS da Apple é líder em quase todos os mercados pesquisados na América Latina. A Apple é responsável pela maior parcela do tráfego não originado em computadores na Colômbia (64,3%), em Porto Rico (63,7%), no Brasil (60,6%), no Chile (60,2%), e no México (60%). Essas altas porcentagens se devem ao grande consumo de conteúdo digital entre usuários de iPhones e à predominância do iPad no mercado de tablets. O sistema operacional Android foi líder em um dos mercados pesquisados, a Argentina, onde respondeu por 33,1% do tráfego não originado em computadores.

Tráfego Não Originado em Computadores por Sistema Operacional

14,2%

18,5

Sobre a Comscore