Consumidores no Brasil e Argentina Mais Propícios a Realizarem Compras Online, Mulheres Mais Propícias que Homens a Comprarem Online na América Latina

Comscore Lança Estudo sobre a Situação do Comércio Virtual Latino-Americano

Bogotá, Colombia, 1 de Dezembro 2010 – Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR), um líder em estatísticas do mundo digital, hoje lançou os resultados de um estudo sobre a situação do comércio virtual na América Latina. O estudo, que contou com aproximadamente 800 participantes, analisou a atividade de comércio virtual no Brasil, México, Argentina, Chile e Peru, assim como o comportamento com transações bancárias online, atividade em celulares e o uso do Twitter. O estudo descobriu que apesar de a maioria dos visitantes a sites de comércio virtual na América Latina realizar compras online, comerciantes ainda enfrentam obstáculos em converter muitos consumidores em compradores virtuais devido a preocupações sobre a segurança das transações, disponibilidade de opções de pagamento e a seleção de produtos online. Os resultados do estudo também foram apresentados à Associação de Comércio Virtual da América Latina em Bogotá no dia 1° de dezembro.

“Relativamente a outras regiões globais, a indústria de comércio virtual na América Latina ainda está engatinhando, mas os consumidores estão mostrando fortes indícios de adesão ao comportamento,” disse Alejandro Fosk, vice presidente da Comscore na América Latina. “Com 3 de cada 5 usuários da Internet na América Latina visitando sites de comércio a cada mês, fica claro que os consumidores tem interesse em comércio virtual. Para converter esses visitantes em compradores, os comerciantes precisam considerar as preocupações dos consumidores ao fazer compras online para ajudar no crescimento da indústria de comércio virtual em seu completo potencial nessa região.”

Visitantes de Sites de Comércio Virtual no Brasil são os Mais Propícios a Realizar Compras

Entre aqueles que visitaram sites de comércio virtual da América Latina, 79% dos homens reportaram haver feito uma compra on-line, enquanto 88% das mulheres reportaram o mesmo. Entre os mercados incluídos na pesquisa, o Brasil mostrou a maior porcentagem de conversão de visitantes de sites de comércio virtual a compradores, com 94% dos consumidores no Brasil tendo realizado uma compra online. A Argentina veio logo depois com 89%, e 84% de visitantes a sites na Colômbia apresentaram o mesmo comportamento.

Pergunta: Você realiza compras online, como complemento às suas compras offline? (Dentre aqueles que visitam sites de comércio online)
Fonte: Comscore, Inc.

Porcentagem de Visitantes de Sites de Comércio Online que Realizaram Compras Online.

América Latina por Gênero

Homens – América Latina

79%

Mulheres – América Latina

88%

País

94%

89%

Colômbia

84%

82%

71%

Peru

63%

Motivos de Segurança Estão no Topo da Lista de Principais Preocupações de Possíveis Compradores Online

Dentre aqueles que não realizaram compras on-line, motivos de segurança se posicionaram como a maior preocupação entre os possíveis compradores. 68% das mulheres listaram a preocupação com a segurança como uma razão para não comprar online, com 48% dos homens reportando a mesma razão. A preferência por comprar pessoalmente ao invés de virtualmente também foi um obstáculo expressivo às compras online, com 38% dos homens e 32% das mulheres reportando isso como um motivo. Os consumidores também alegaram que as opções de pagamento oferecidas inibiram sua adesão às compras virtuais (35% de homens, 32% de mulheres), assim como os custos de frete (30% de homens, 42% de mulheres).

Pergunta: Por que você não realiza compras online? (Dentre os participantes que não fizeram compras online)

Porcentagem de Consumidores Latino-Americanos

Razão para Não Comprar Online

Homens

Mulheres

Motivos de segurança

48%

68%

Preferem comprar pessoalmente a virtualmente

38%

32%

As opções de tipo de pagamento oferecidas

35%

32%

Custos de frete

30%

42%

Seleção de produtos não tão boa como a offline

13%

5%

3 entre cada 4 Compradores Online na Argentina Preferem Realizar Compras em Websites Locais

Uma análise de preferência de consumidores entre comprar em sites de comércio virtual locais ou internacionais revelou que os consumidores na Argentina mostraram uma forte preferência por comprar em websites locais, com 3 entre cada 4 consumidores preferindo essa opção. Mais da metade dos consumidores no Brasil e na Colômbia também preferiu comprar em websites locais, enquanto um pouco mais da metade dos consumidores no México, Chile e Peru preferiu websites internacionais para realizar suas compras.

Pergunta: Se oferecida uma opção, você preferiria comprar em Websites Locais ou Internacionais? (Dentre aqueles participantes que realizam compras online)

% de Consumidores

Websites Locais

Websites Internacionais

58%

42%

49%

52%

76%

24%

49%

51%

Colômbia

55%

45%

Peru

48%

52%

O Sr. Fosk adicionou: “Na maioria dos mercados, os consumidores mostraram pouca preferência entre comprar em destinos de comércio virtual locais ou internacionais, revelando que essa diferenciação é de pouca relevância para as decisões de compra dos consumidores. Tanto os comerciantes locais como os internacionais tem a oportunidade de penetrar nesta região.”

Para mais informação sobre como obter os resultados completos do estudo, por favor contate seu representante Comscore local.

Sobre a Comscore

Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR) é um líder mundial em estatísticas do mundo digital e fonte preferida de análises de negócios digitais. Para maiores informações, favor visitar: www.comscore.com/companyinfo.

Contact:
Sarah Radwanick