O envolvimento nas mídias sociais explode na América Latina, aumentando 127 por cento ano após ano

A parceria da Comscore com o Shareblee na América Latina ajuda marcas, divulgadores e agências a entenderem melhor o que gera o envolvimento do público com os canais sociais da concorrência

Santiago, Chile, 16 de outubro de 2014 – A Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR), líder em mensuração do mundo digital, divulgou hoje dados sobre mídias sociais especificamente na América Latina, provenientes do Shareablee. Shareablee é líder em inteligência de público, benchmarking competitivo e insights em redes sociais. A empresa ajuda os profissionais de marketing a maximizar o valor do seu público nas redes sociais por meio de insights sobre a maneira que os consumidores se envolvem com suas marcas e marcas competitivas no Facebook, Twitter, Instagram, Google Plus e Tumblr. A Comscore firma parceria com o Shareablee para fornecer aos clientes da Comscore benchmarking de mídias sociais e insights de inteligência competitiva. A plataforma complementa as ferramentas digitais de benchmarking como o Comscore MMX™, além de ferramentas de “social listening” e publicação.

A análise conduzida pelo Shareablee do envolvimento em redes sociais na América Latina, referente ao mês de julho de 2014, mostra um aumento de 127 por cento ano após ano no envolvimento com Facebook, Twitter e Instagram, totalizando 455,3 milhões de ações.[1] O Facebook representou 94,6 por cento dessas ações, seguido do Instagram, com 3,1 por cento, e o Twitter, com 2,3 por cento. O México ficou em 2º. lugar no total de ações, e em quarto lugar no geral de acordo com o tamanho do público, indicando alto envolvimento. Considerando a quantidade média de indivíduos envolvidos em cada marca, o Brasil foi líder com 218.000, seguido da Argentina, com 89.000, Colômbia, com 62.000, e México, com 60.000. O Twitter teve a maior penetração na Argentina e no Chile, enquanto o Instagram foi mais forte no Brasil e na Colômbia.

Latin America Engagement Across Platforms July Portuguese

i) A métrica total de ações compreende curtidas de postagens, compartilhamentos, favoritos, retweets e comentários.
Ii) O público individual envolvido se refere à quantidade de pessoas que realizaram uma ação no conteúdo de uma página do Facebook.
iii) A métrica de % de ações registra a porção de ações (curtidas, compartilhamentos, favoritos, retweets e comentários) atribuídos à plataforma de mídia social especificada.

“Os consumidores da América Latina são usuários com alto envolvimento nas redes sociais, o que confere uma oportunidade única para os profissionais de marketing da região se comunicarem com esses consumidores de uma maneira pessoal, mas escalonável,” afirma Alejandro Fosk, Vice-presidente Sênior da Comscore na América Latina. “Mas, como na maior parte das outras mídias, a medição e a analíse têm um papel essencial para aperfeiçoar o alcance, o envolvimento e promover a fidelidade de longo prazo através da gestão do relacionamento com o cliente. É crucial saber como está o desempenho da sua própria marca, mas os insights competitivos podem representar uma enorme vantagem para as marcas no marketing em redes sociais, e é por isso que a Comscore está firmando parceria com o Shareablee, com um conjunto sólido de métricas para as mídias sociais.”

“Estamos muito animados com o amadurecimento do ecossistema das mídias sociais na América Latina. A capacidade de mensurar o envolvimento com precisão e de compreender os públicos de cada plataforma gera oportunidades de monetizar os públicos das redes sociais. Assim como a Comscore auxiliou o desenvolvimento da monetização das mídias digitais estabelecendo métricas confiáveis, nossos dados propiciam uma verificação independente dessas métricas com relação às redes sociais. Nossos insights fornecem aos profissionais de marketing e produtores de conteúdo as informações necessárias para impulsionar seu público e escolher os melhores parceiros para compras de alto impacto,” relata Tania Yuki, CEO do Shareablee.

A parceria entre a Comscore e o Shareablee possibilita aos clientes:

• Mensurar o desempenho em vários canais sociais na mesma janela de visualização;
  • Aprender as melhores práticas para aumentar o envolvimento e tráfego social personalizado para o público;
  • Revelar o que os públicos mais valorizam com base em seu comportamento social;
  • Descobrir como está o desempenho dos canais dos concorrentes.

“Na Azteca Internet, escolhemos o Shareablee para entender o envolvimento em nossos canais sociais, porque se trata de uma ferramenta simples, mas poderosa. Shareablee ajudou em nosso processo de decisões e na criação de estratégias sociais eficazes”, afirma Gustavo Herrera – Gerente de Analítica de Dados da Azteca Internet.

Para saber mais sobre a parceria entre Comscore e Shareablee, ou para pedir uma demonstração de produto, entre em contato conosco pelo e-mail learnmore@comscore.com.

Sobre a Comscore
A Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR) é líder mundial em medição e analítica digital, fornecendo insights sobre o comportamento de consumidores na web, dispositivos móveis e na TV, o que permite aos clientes maximizarem o valor de seus investimentos digitais. Para obter mais informações, acesse o site www.comscore.com/companyinfo.

Sobre a Shareablee
Inaugurada em 2013, Shareablee Inc. (http://www.shareablee.com) é a autoridade líder em inteligência de público, benchmarking competitivo e insights praticáveis referentes às mídias sociais. O Shareablee realiza a medição por meio de um censo de propriedades globais e coleta dados sobre o público e o envolvimento com marcas como Facebook, Twitter, Instagram, Google+, Tumblr, LinkedIn, YouTube e Pinterest.

[1] “Ações” se referem a curtidas de postagens, compartilhamentos, favoritos, retweets e comentários no Facebook, Twitter e Instagram.

Comscore
Rodrigo Ceron