Facebook Dispara na Liderança do Mercado de Redes Sociais Após um Ano de Enorme Crescimento

Audiência do Facebook Triplicou em 2011 e o Envolvimento do Usuário Aumentou Sete Vezes

São Paulo, Brasil, 17 de janeiro, 2012 – Segundo dados divulgados hoje pela Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR), líder em medições do mundo digital, o Facebook assumiu a liderança do mercado de redes sociais no Brasil após um ano de crescimento excepcional. Em dezembro de 2011, o Facebook atraiu 36,1 milhões de visitantes – um crescimento de 192% nos últimos 12 meses – ultrapassando o Orkut e se tornando o principal destino no segmento de redes sociais no país.

“A rápida ascensão do Facebook no mercado brasileiro foi certamente uma das evoluções mais interessantes no decorrer de 2011”, disse Alex Banks, diretor da Comscore no Brasil. “As redes sociais sempre foram fortes no mercado brasileiro, e hoje o país tem a quinta maior população no segmento em todo o mundo. Apesar da afinidade cultural pelas mídias sociais, a adoção do Facebook não chegava a decolar, mas tudo mudou no ano passado. A audiência do site triplicou e o envolvimento dos usuários aumentou sete vezes, levando o Facebook a assumir a liderança no mercado”.

Facebook, Orkut e Windows Live Profile Lideram os Rankings de Redes Sociais

Os resultados do recente estudo da Comscore sobre redes sociais It’s a Social World revelaram que, em outubro de 2011, o Brasil era um entre apenas sete mercados – incluindo China, Japão, Coréia do Sul, Vietnã, Polônia e Rússia – em que o Facebook não liderava a categoria redes sociais local.

Em dezembro de 2011, entretanto, o Facebook assegurou o primeiro lugar no ranking de redes sociais no Brasil com 36,1 milhões de visitantes com 6 ou mais anos de idade acessando o site de um computador em casa ou no trabalho, praticamente o triplo da audiência do ano anterior. Mesmo com a preponderância do Facebook, o Orkut, que caiu para o 2º lugar com 34,4 milhões de visitantes, ainda mostrou um crescimento de 5% em sua audiência. O Windows Live Profile ficou em terceiro lugar com 13,3 milhões de visitantes (um crescimento de 13%), enquanto o Twitter ficou em 4º, com 12,5 milhões de visitantes e um crescimento de 40%.

Tanto Vostu quanto Tumblr tiveram um crescimento na casa dos três dígitos: o Vostu cresceu 338% (4,9 milhões de visitantes) e o Tumblr, 206% (4 milhões de visitantes). Novo no segmento, o Google Plus atraiu 4,3 milhões de visitantes em dezembro de 2011, e o Brasil ficou entre os mercados em que a rede alcançou maior audiência em todo o mundo. A audiência acumulada de Google Plus e Orkut combinados foi de 34,9 milhões de visitantes, ainda não alcançando o total do Facebook.

Sites Selecionados de Redes Sociais no Brasil – Visitantes Únicos(000)
Dezembro 2011 vs. Dezembro 2010
Audiência Total no Brasil – Visitantes com 6+ anos, Acesso de Casa ou do Trabalho
Fonte: Comscore MMX

Total de Visitantes Únicos (000)

Dez-2010

Dez-2011

% de Crescimento

15%

12%

192%

Orkut

5%

Windows Live Profile

13%

40%

Vostu

338%

Google Plus

Tumblr

206%

-

* Exclui tráfego originado em computadores públicos, como em Internet cafés, ou acesso em celulares ou PDAs.

Visitantes do Facebook Passaram em Média 5 Horas no Site em Dezembro

O Facebook apresentou um crescimento significativo em todas as métricas mais importantes no último ano, inclusive no envolvimento dos usuários. Em dezembro de 2011, cada visitante passou em média 4,8 horas no Facebook, contra apenas 37 minutos em dezembro de 2010. Os visitantes consumiram em média 500 páginas de conteúdo do site em dezembro (crescimento de 655%), e visitaram o site em média 27 vezes no mês (crescimento de quase 163%).

Facebook – Métricas Selecionadas
Dezembro 2011 vs. Dezembro 2010

Dez-2010

Dez-2011

% de Crescimento

Total de Visitantes Únicos (000)

192%

Média de Páginas por Visitante

655%

Média de Minutos por Visitante

37,2

667%

Média de Visitas por Visitante

10,4

27,4

162%

Perfil do Usuário do Facebook noBrasil

Uma observação mais detalhada dos visitantes do Facebook revelou que as mulheres passam em média mais tempo no site – 5,3 horas em comparação às 4,1 horas dos homens – acompanhando a tendência mundial de um maior envolvimento das mulheres nas redes sociais. Usuários de 25 a 34 anos formam a maior parte da audiência do Facebook, 30,6% da audiência total, enquanto os de 15 a 24 anos passam em média mais tempo no site, com 6,2 horas por usuário em dezembro.

Em termos de geografia, visitantes do Rio de Janeiro e do Distrito Federal foram os que mostraram um maior envolvimento com o site, com uma média de 5,1 horas de uso no mês. Os usuários de São Paulo formam mais de um terço da audiência total do Facebook no país.

“Observamos a audiência do Facebook ultrapassar a do Orkut na região Sudeste do Brasil antes que o site se tornasse líder da categoria em todo o país,” continuou Banks. “Embora o Sudeste tenha sido, sem dúvida, a região onde a ascensão do Facebook teve início, hoje vemos que apenas metade das page views do site são da região, contra mais de 75% há um ano, demonstrando uma adoção generalizada do site em todo o país”.

Facebook – Perfil Demográfico

Outros

5,0

Sobre a Comscore

A Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR) é líder mundial em mensuração do mundo digital e fonte preferencial de inteligência digital para marketing e negócios. Para mais informações, visite:www.comscore.com/companyinfo.

Contact:
Sarah Radwanick