Comscore adquirirá Certifica, fornecedor líder de Mensuração de Tempo Real na Web e de Soluções Tecnológicas de Marketing Digital da América Latina.

A aquisição expandirá significativamente a presença de Comscore na América Latina.

RESTON, Virgínia (EUA), 29 de outubro de 2009 – Comscore, Inc (NASDAQ:SCORE), empresa líder em mensuração do mundo digital, anunciou, hoje, haver chegado a um acordo definitivo para a aquisição de Certifica, empresa líder em mensuração de Web na América Latina. Essa aquisição aumenta a presença e a marca de Comscore no mercado latinoamericano, cujo desenvolvimento está dando-se rapidamente, e posiciona a companhia num patamar que lhe permitirá uma expansão futura na região.

Com sede em Santiago do Chile, Certifica possui escritórios em boa parte da América Latina, incluindo México, Brasil, Argentina, Colombia e Peru. A companhia foi fundada no ano 2000, tendo como objetivo tornar-se líder em análise e auditoria de mensuração de tráfego de Internet, recebendo a certificação IAB para a publicação de estatísticas cross site sobre o uso da Internet em vários países da América Latina. Os sites medidos por Certifica estarão disponíveis para serem incluídos (opcional) na MMX 360, solução de mensuração híbrida da Comscore, que combina painéis baseados em mensuração de dados de audiência e análise de dados de sítios Web com o propósito de entregar uma visão compreensiva da atividade, em início de 2010. Essa metodologia ampliada tomará em conta a totalidade do universo que acessa a Internet, incluindo o tráfego a partir de cafés de Internet e telefones celulares.

Sob a direção de Alejandro Fosk - fundador e ex-CEO de Certifica e, atualmente, Vice Presidente Senior e Gerente Geral da Comscore América Latina - a Comscore planeja prestar serviços e vender sua completa gama de produtos na região.

“Estamos muito animados por unir forças com Certifica. Alejandro e sua equipe estabeleceram uma forte presença local, um portafólio de serviços de alta qualidade e um excelente renome em se tratando de serviço a clientes”, comenta Linda Abraham, Chief Marketing Officer e Vice Presidente Executivo da Gerência Global de Produtos Comscore. “A América Latina representa atualmente 9 % da população mundial, com uma penetração da Internet ainda relativamente baixa se comparada com algumas outras partes do mundo, mas em rápida expansão, apresentando, portanto, oportunidades de crescimento para muitos anunciantes e editores. Com 57% da população com menos de 25 anos de idade, a América Latina recebe o título de “o continente mais jovem”, representando uma base de usuários de Internet sofisticados, comprometidos e conectados. Esta aquisição reforçará nossa presença na região e nos permitirá oferecer uma mensuração híbrida como parte de nossa solução MMX 360, utilizando as mais altas tecnologias que utilizamos em outras partes do mundo. Damos uma calorosa bem-vinda aos nossos colegas de Certifica ao time da Comscore”.

“Comscore é um parceiro ideal para alavancar a já existente expertise da Certifica na América Latina e prover o mercado com uma plataforma de mensuração digital mais compreensiva, que promoverá o crescimento do mercado de publicidade online”, disse Alejandro Fosk, fundador e ex-CEO de Certifica. “Estamos felizes pois os clientes da Certifica terão acesso à robusta plataforma de relatórios da Comscore, o que lhes permitirá compreender a paisagem digital em sua totalidade e os levará a novos caminhos para a otimização de suas estratégias de marketing digital.”

Comscore não espera que essa aquisição tenha impacto material em seus resultados financeiros de 2009.

Vozes de Apoio da Indústria de Mídia Digital da América Latina à Aquisição

“Num momento em que o mercado da América Latina está passando por um ponto de inflexão muito além de outros mercados do mundo, é com grande satisfação que vemos a entrada da Comscore ao mercado, acompanhada por Certifica. Terra, tendo presença local em 18 mercados latino e hispanoamericanos, entende a importância do “glocal”, disse Paulo Castro, Gerente Geral de Terra Brasil e ex-Chairman da IAB Brasil.

“A união da Certifica com Comscore é certamente um desenvolvimento positivo para o mercado digital da América Latina”, disse Nicolas Berman, Diretor de Marketing de Mercado Libre (NASDAQ:MELI). “A parceria dessas duas empresas líderes dará à América Latina uma capacidade de mensuração digital unificada que permitirá à indústria ter uma visão compreensiva do comportamento do consumidor, facilitando assim a alocação de orçamentos de marketing e publicidade online.”

“A fusão Comscore-Certifica representa um desenvovimento natural para dois líderes em mensuração de dados de audiência baseada em painéis e análise de dados de Web”, disse Rodrigo Donoso, Chefe de Mídia Digital do Grupo Editorial El Mercurio, parte do GDA. “O fornecimento de serviços combinados das duas empresas entregará ao mercado latinoamericano a primeira plataforma de mensuração digital que nos aproximará de uma verdadeira unidade de mensuração no mercado”.

“Acredito que esta aliança representa um grande progresso para a indústria digital da América Latina. Para o desenvolvimento do mercado de publicidade online é fundamental poder apoiar-se em métricas confiáveis que nos permitirão comprovar aos nossos clientes a efetividade de suas campanhas e é justamente isso o que Certifica e Comscore estão trazendo ao mercado com esta aliança”, disse Fernando Campos, Diretor Geral de New Media da TV Azteca.

SobreComScore
Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR) é líder global em mensuração do mundo digital e a fonte preferida de inteligência de marketing digital. Uma pesquisa de opinião realizada por William Blair & Company, em janeiro de 2009, mostra que, entre os 800 editores, agências de publicidade e anunciantes mais influentes enquetados, Comscore foi considerada como o serviço preferido de mensuração de audiência online por 50% dos enquetados, levando plenos 25 pontos de vantagem sobre seu concorrente mais próximo. As capacidades da Comscore baseiam-se numa seção transversal global de aproximadamente 2 milhões de usuários de Internet que deram à Comscore permissão para capturar confidencialmente seu browsing e seu comportamento referente a transações, incluindo suas compras online e offline. Os panelistas da Comscore também participam em pesquisas que reunem e integram as atitudes e intenções desses usuários. Utilizando sua própria tecnologia de marca registrada, Comscore mensura tudo o que tem importância no amplo espectro do comportamento e das atitudes digitais, auxiliando seus clientes a desenharem estratégias de marketing mais poderosas e proporcionando um maior retorno de investimento. Com a aquisição recente de M:Metrics, Comscore passou a ser também líder em fonte de dados sobre o uso de aparelhos móveis. Os serviços de Comscore são usados por mais de 1.100 clientes, incluindo líderes globais como AOL, Microsoft, Yahoo!, BBC, Carat, Cyworld, Deutsche Bank, France Telecom, Best Buy, The Newspaper Association of America, Financial Times, ESPN, Fox Sports, Nestle, Starcom, Universal McCann, the United States Posta.

Nota de Advertência referente às declarações acima mencionadas
Esta publicação contém declarações que estão sob o resguardo da Seção 27A da Lei sobre Valores (Securities Act) de 1933, e da Seção 21E da Lei de Intercâmbio de Valores (Securities Exchange Act) de 1934, incluindo, mas não limitando, as expectativas da Comscore com referência ao impacto e benefícios resultantes da aquisição da Certifica, já sejam financeiros ou outros; as expectativas da Comscore quanto às oportunidades de crescimento e favorabilidade do mercado latinoamericano; as expectativas da Comscore quanto à integração de produtos e portafólio de clientes da Certifica com produtos existentes da Comscore, inclusive o MMX 360 e o portafólio de clientes. Essas declarações acarretam riscos e incertezas que poderiam causar que nossos resultados atuais difiram consideralvelmente, incluindo, mas não limitando-se ao: impacto da integração dos recursos da Certifica sobre a metodologia existente da Comscore; a possibilidade de que os mercados de publicidade e de eComércio não cresçam e se desenvolvam como esperado; a habilidade da Comscore de reter clientes da Certifica; o impacto do câmbio de moeda estrangeira nos resultados financeiros da Comscore: o risco de haver dificuldades de integração resultantes da aquisição da Certifica; a habilidade da Comscore de ampliar seu portafólio de clientes existente e desenvolver novos produtos; a força do negócio da Comscore e a demanda de clientes por produtos Comscore; a futura qualidade do relacionamento com clientes resultando em renovação de preços; as expectativas de crescimento do cliente. Para discussão mais detalhada destes e outros fatores de risco, favor ver o Relatório Trimestral da Comscore em formato de Formulário 10-Q para o período finalizado em 30 de junho de 2009, o Relatório Annual para o período finalizado em 31 de dezembro de 2008 em formato de Formulário 10-K e, ocasionalmente, outros formulários apresentados à Securities and Exchange Commission – SEC (Comissão de Valores Mobiliários e Intercâmbio de Valores - SEC), disponíveis no seguinte endereço: http://www.sec.gov

Os acionistas da Comscore são advertidos de não depositar confiança indevida em nossas declarações, as quais se limitam ao momento em que foram expressadas. Comscore não se sentirá obrigada de atualizar publicamente qualquer declaração posterior que reflita eventos, circunstâncias ou novas informações surgidas após a publicação desta nota de prensa, ou que reflitam a ocorrência de eventos não previstos com antecipação.

Bill Daddi
Daddi Brand Communications