Comscore divulga Os Maiores Provedores de Email e Aplicativos de instant messenger no Brasil em Dezembro de 2009.

Windows Live Hotmail lidera o mercado de e-mails, enquanto Google Gmail mostrou fortes ganhos no último ano.

São Paulo, Brasil, Fevereiro 2, 2010 – Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR), um líder em estatísticas do mundo digital, hoje lançou um relatório sobre os maiores provedores de e-mail e aplicativos de instant messenger no Brasil em Dezembro de 2009. As informações mostraram que a Microsoft deteve a posição de liderança em cada categoria com Google e outras marcas, demonstrando substancial crescimento.

“A Microsoft continua tendo um grande domínio sobre muitas aplicações comerciais no mercado latino-americano”, disse Alex Banks, diretor admnistrativo da Comscore na América Latina. “Porém, muitas outras marcas comerciais também estão se esforçando por abarcar este mercado em desenvolvimento, incluindo Google e Yahoo!. Será interesante observar como o cenário competitivo mudará dentro de um ou dois anos, com tantas marcas de enfoque comercial tomando partido nesta corrida do ouro digital.

Principais Provedores de E-mail

Em dezembro, mais de 24 milhões de brasileiros de 15 anos de idade ou mais, visitaram sites de e-mail de casa ou do trabalho, 18 por cento a mais que no ano anterior, com a maioria desses usuários (20 milhões) acessando o Hotmail. Google Gmail ficou em segundo lugar, com 8.4 milhões de visitantes, 51 por cento a mais que no ano anterior, seguido por Yahoo! Mail, com 7.1 milhões de visitantes (20 por cento a mais), e UOL Mail com quase 4 milhões de visitantes (14 por cento a mais). Um dado interessante é que 34 por cento dos usuários do Hotmail também visitaram o Gmail, enquanto um número muito mais expressivo de 81 por cento de usuários do Gmail também visitaram o Hotmail.

Principais provedores de e-mail no Brasil
Dezembro 2009 vs. Dezembro 2008
Total Brasil, Idade 15+ - De instalações domésticas ou do trabalho
Fonte: Comscore World Metrix

Total Visitantes Únicos (000)

Dez-2008

Dez-2009

% Mudança

Total Internet : Público Total

Windows Live Hotmail

Google Gmail

Yahoo! Mail

UOL Mail

iG Mail

Terra Brasil E-mail

GloboMail

UMAIL.COM.BR

DIRECTMAILS.COM.BR

Oi Mail

Principias aplicativos de Windows Messenger

A Microsoft detém uma posição ainda mais expressiva no mercado de instant messengers, totalizando 96 por cento dos 22.4 milhões de visitantes à categoria. Porém, enquanto a categoria como um todo está crescendo significantemente mais devagar (5 por cento a mais) que o total de usuários brasileiros da Internet (20 por cento a mais), vários competidores menores na categoria de instant messengers estão crescendo em número expressivo. Em segundo lugar, o EBuddy.com cresceu 330 por cento no último ano, com 1.8 milhões de visitantes, seguido por Meebo com 840.000 visitantes (103 por cento a mais) e Iminent.com com 686.000 visitantes (1,236 por cento a mais).

Principais Aplicativos de Instant Messenger no Brasil
Dezembro 2009 vs. Dezembro 2008
Total Brasil, Idade 15+ - Instalações domésticas ou trabalho
Fonte: Comscore World Metrix

Total Visitantes Únicos (000)

Dez-2008

Dez-2009

% Mudança

Total Internet : Público Total

Instant Messengers

Windows Live Messenger

EBUDDY.COM

Meebo, Inc

IMINENT.COM

Yahoo! Messenger

Skype Instant Messenger (App)

PONTOSMS.MOBI

PLUGOO.COM

Google Talk (App)

IMO.IM

About Comscore

Comscore, Inc. (NASDAQ: SCOR) é um líder mundial em estatísticas do mundo digital e uma fonte requisitada pela inteligência de marketing digital. Para mais informações, favor visitar www.comscore.com/companyinfo.

Bill Daddi
Daddi Brand Communications