- July 29, 2020

A Era do Áudio: Tendências do consumo de Streaming de Áudio no Brasil

O consumo de streaming de áudio alcança 30% do total de usuários únicos da internet no Brasil.

Bianca Scatamburlo
Bianca Scatamburlo
Client Insights Manager Brasil
Comscore
Nara Campos
Nara Campos
Senior Analyst, Syndicated Client Insights

Não há dúvidas de que estamos na Era do Áudio, seja pelo consumo de conteúdo, músicas, podcasts, reflexões ou notícias. O consumo de streaming de áudio alcança 30% do total da população de internet no Brasil (aproximadamente 120MM), em torno de 36.6 Milhões de usuário únicos multiplataforma (Desktop + Mobile).

O streaming áudio é uma forma de transmitir conteúdo, a praticidade deste formato atrai ouvintes e favorece o fluxo de mídia. Mais de 80% do consumo de áudio é feito por dispositivos móveis, correspondendo a 30.8 Milhões de usuários e 12.9 bilhões de minutos consumidos por mês, representando um gasto médio de 7 horas em plataformas de áudio pelo celular ao longo do mês.

QUEM SÃO OS USUÁRIOS DE ÁUDIO?

Consumir conteúdo de áudio é um hábito que tem se tornado cada vez mais comum no cotidiano dos brasileiros. O perfil dos usuários de streaming áudio é composto em sua maioria por Homens (52%) entre 15 a 34 anos (30%). Já as mulheres representam 48% do total de usuários, sendo que os homens consomem 12% a mais do que as mulheres em quantidade de minutos por mês.Sobretudo, vale dizer que não só os jovens adultos consomem áudios, pessoas acima de 45+ anos absorvem 21% sobre os usuários da categoria.

Entre os TOP Players, Spotify é o líder em usuários mensais (25,6 milhões de usuários únicos). Deezer e Soundcloud estão entre os TOP 3 em usuários únicos. Quando analisamos a participação por gênero, nota-se que Spotify tem um consumo equilibrado tanto entre os homens como entre as mulheres. Já as demais plataformas de áudio têm um perfil mais masculino.

Analisando as TOP 4 plataformas de áudio pela média de minutos consumidos por visitante e pelo alcance temos:

  • Spotify: maior alcance entre Homens e Mulheres de 15 a 24 anos, sendo que as mulheres se destacam pelo seu maior consumo médio de minutos.
  • Deezer: maior alcance entre os Homens de 25 a 34 anos, porém o maior consumo médio de minutos está entre as Mulheres de 15 a 24 anos.
  • Soundcloud: Homens de 15 a 24 anos são responsáveis pelo maior consumo médio de minutos e também em alcance.
  • Sua Música: Homens de 25 a 34 anos são responsáveis pelo maior consumo médio de minutos e também em alcance.

De Janeiro a Maio de 2020, os top anunciantes que investiram em impressões desktop display em plataformas de streaming foram: UOL, Dell, Vimeo, Globo e Paypal.

OVERVIEW DO MERCADO DE ÁUDIO EM 2020 NO BRASIL

  1. O maior número de usuários únicos e consumo de minutos foi registrado em Janeiro 2020, período oficial de férias.
  2. No período do novo coronavírus, nota-se uma estabilidade na quantidade de usuários únicos e uma queda nos minutos consumidos, por influência da quarentena as pessoas deixaram de escutar conteúdo durante o trajeto para a casa, transporte público, academia, trabalho e entre outras atividades.
  3. No comparativo do 1º Quarter de 2020, os usuários de streaming áudio obteve aumento de 2%, porém as pessoas estão consumindo menos, apresentando um consumo de minutos inferior a 2019.
Consumo de streaming audio

Plataformas de Áudio e Poscasts em SOCIAL MEDIA

Observando o período de Maio de 2020, a categoria com as propriedades de streaming de áudio teve mais de 732 mil interações e produziu mais de 642 tipos de conteúdo. Esses números levam em conta dados do Facebook, Twitter e Instagram. Sua Música lidera em volume de ações no período de Maio de 2020, com 54% do share de ações. Analisando a métrica de ações por post, Deezer lidera em eficiência (2,5 mil ações por post)

Quando analisamos os players de streaming percebe-se como cada um se diferencia pela sua afinidade com segmentos diferentes. Spotify e Deezer destacam-se pela sua afinidade com Education e Business Services. Já Sua Música tem maior afinidade com Public Services e também Business Services.

Conseguimos ter também um panorama do cenário dos podcasts com mais engajamento nas redes sociais. Entre os principais podcasts*, Agora É Que São Elas lidera em engajamento, com mais de 264 mil ações em Maio 2020, seu conteúdo é voltado para opiniões e vozes das mulheres, abordando política, cotidiano e cultura narrados do ponto de vista feminino e feminista.

Destaque também para o podcast Filhos das Grávida de Taubaté, com a melhor performance em ações por post (8.694)

Por fim, o post entre os podcasts com maior número de ações tanto no Facebook quanto no Instagram em Maio 2020 também foi do Agora É Que São Elas com mais de 42.000 ações. O conteúdo do post destaca as invenções que não existiriam se não fossem as mulheres negras.